Saiba como as pessoas ganhar mais de 10 mil reais na internet.

Como criar um blog de sucesso

Criar um blog de sucesso não é uma tarefa simples, pois requer seguir algumas diretrizes como escolher a melhor ferramenta de publicação, traçar o planejamento editorial, analisar a concorrência, escolher uma boa hospedagem, saber utilizar o instalador automático, construir uma audiência sólida e tornar o projeto um negócio rentável.

Confira nossas dicas para criar um blog de sucesso.

Passo a passo para criar um blog de sucesso

Margem

Criar um blog de sucesso não é uma tarefa simples, pois requer seguir algumas diretrizes como escolher a melhor ferramenta de publicação, traçar o planejamento editorial, analisar a concorrência, escolher uma boa hospedagem, saber utilizar o instalador automático, construir uma audiência sólida e tornar o projeto um negócio rentável.

Tópicos do artigo:

Escolha a plataforma – Blogger vs WordPress
Como escolher um nicho rentável
Como escolher e registrar um domínio
Como escolher uma boa hospedagem
Produção de conteúdo para o blog
Como conseguir visitar para o seu blog
Como ganhar dinheiro com o blog

Como Criar Um Blog de Sucesso

Criar blog de sucessoMas afinal, como criar um blog de sucesso? De acordo com o dicionário, a palavra “sucesso” significa ter êxito em alguma coisa.

Conseguir chegar ao fim de uma empreitada. Por isso, na prática, o sucesso é associado a algo diferente para cada um de nós.

E, não é diferente quando tratamos do triunfo de um blog. Tudo depende do objetivo que o criador deseja conquistar.

É necessário conhecer a fundo o que vai oferecer aos leitores, delinear metas e buscar o auxílio de um profissional que seja referência no mercado, como o do Criar Blog de sucesso .

Ele orienta por meio de passo a passo como receber e converter 20% do público de um nicho sozinho e, com isso, observar os outros 80% do público se dividindo entre os concorrentes.

Além desses diferenciais, para conquistar o sucesso desde o ponta pé inicial, é necessário fazer escolhas certas e, isso varia de acordo com o nicho que almeja entrar. Não sabe por onde começar? Confira a seguir as dicas!

Blogger VS WordPress

Já decidiu criar um blog de sucesso, mas há no mercado duas plataformas que sempre estimulam a dúvida na hora de decidir. Blogger ou WordPress, qual plataforma escolher?

O primeiro item que deve ser determinado é o que tipo de blogueiro quer ser? Profissional ou pessoal? Após chegar a essa resposta, é a hora de escolher a plataforma. Mas, vale ressaltar que nas duas opções é possível ter blogs de qualidade. Você precisa apenas se atentar as vantagens e limitações que cada um possui, adequar as suas necessidades e o quanto está disposto a investir, aqui conta o valor financeiro e também a dedicação.

Blogger

O Blogger é uma plataforma simples, prática, objetiva e é recomendada para os projetos pessoais, ou seja, para os blogs que tem a finalidade de transmitir informações com qualidade, mas sem se preocupar com o crescimento e audiência. E também serve para quem não tem muito tempo para se dedicar e estudar os mecanismos que envolvem a criação de um blog.

O Blogger está hospedado no Google e é gratuito. Contudo é aconselhável, contratar um domínio próprio (Veja abaixo como escolher um bom domínio). A plataforma é conhecida por ser mais fácil de blogar, pois possui um sistema pronto para usar e não exige conhecimento de HTML, CSS e PHP. Basta criar a conta e usar, no entanto possui suas algumas limitações.

A plataforma não tem a opção para criar páginas individuais, configuração de links permanentes e uma configuração para as técnicas de SEO mais avançadas. Outro ponto negativo é em relação às estatísticas, pois uma mesma pessoa que acessa o blog diversas vezes ao dia, o sistema conta sempre como uma visita única, ou seja, uma nova visita, isso acaba gerando um relatório fantasioso e sem dados precisos sobre desempenho adquirido durante o mês.

WordPress

O Wodpress é uma plataforma que disponibiliza recursos profissionais, no entanto é mais complexa. Ela exige conhecimentos técnicos, como por exemplo, aplicação de SEO, configurações, HTML, CSS e PHP.

Como o Blogger, é necessário contratar o serviço de domínio próprio (Veja abaixo como escolher um bom domínio). Contudo, os grandes diferenciais que o WordPress possui são as possibilidades de criar lojas virtuais, habilitar plugins e estender além de uma página para publicar o conteúdo. Sem dúvida o WordPress é a ferramente ideia para criar um blog de sucesso!

Escolhido por blogueiros conceituados e agências, a plataforma apresenta além de um trabalho final mais profissional, um relatório completo com as estatísticas. Dá até para saber quais conteúdos apresentaram mais acessos separados por períodos.

Como escolher um nicho?

Agora que já sabe qual plataforma usar, Blogger ou WordPress, você precisa escolher o nicho que vai atuar. Há no mercado diversos segmentos para escrever, mas parecem existir diversos blogs sobre tudo e, isso torna mais difícil realizar a escolha certa para não ser mais um na imensa rede.

Seguindo algumas estratégias listadas em um planejamento você deve escolher um bom nicho para criar um blog de sucesso. Nesse planejamento deve conter a sua afinidade com o tema, uma lista com os nichos mais rentáveis, as principais ações exclusivas que o tornarão um diferencial e uma seleção de materiais para estudos, como o e-book Micro Nichos. Ele ajuda a descobrir os nichos de mercado, como direcionar para o público-alvo, escolher as palavras-chave corretas e ter resultados concretos e duradouros.

Análise da Concorrência

O sucesso de qualquer empreendimento depende, muitas vezes, da identificação dos concorrentes e como agir a partir dessa análise e, isso também se aplica na análise da concorrência realizada para a criação de um blog.

Para apurar esses dados você precisa ter definido o tema que seu blog terá e, a partir daí, buscar os concorrentes diretos, ou seja, que abordam os mesmos assuntos e atuam com parcerias que você pretende conquistar no futuro.

Confira o passo a passo de como preparar esse material:

1º: nomeie uma lista com os concorrentes diretos

Considere como competidor direto os blogs que tratam sobre o mesmo assunto ou similar e sejam direcionados para o mesmo público-alvo. Se encontrar muitos concorrentes na rede, escolha aqueles que você acredita ser as maiores ameaças para o seu blog. O material também servirá para ficar de olho nas ações que os outros blogs estão realizando e se inspirar.

2º: pesquisa
A melhor forma de obter os dados é utilizando a internet, redes sociais e participar de grupos de discussões que tratam sobre o tema.

3º: crie uma planilha
Com os dados completos, organize as informações em uma planilha. Para facilitar você pode ter as seguintes colunas:

– Nome do Blog
– Url
– Editorias que o blog possui
– Público Alvo
– Média de interação
– Perfil dos anunciantes
– Url das mídias sociais que possui

4º: análise dos dados

O último passo na preparação de uma Análise de Concorrentes é a revisão e diagnóstico dos dados. Você estudará o que estas informações estão dizendo, verificará se seus competidores são uma ameaça e se o seu conteúdo é exclusivo.

Com todas essas respostas em mãos terá os insights para quais caminhos deve seguir e como tornar o seu blog um diferencial.

Como escolher um domínio para o blog

Parece ser uma tarefa simples, mas escolher um bom nome para o domínio do blog, pode envolver algumas complicações, principalmente porque as pessoas pensam que utilizar nomes simpáticos agregam valor, mas é não bem assim. Confira algumas dicas para fazer a escolha certa!

1- Escolha um nome original e evite plágios.

2- O domínio deve ser curto e simples.

3- Deve ser de fácil compreensão.

4- Deve estar relacionado ao assunto do blog.

No mercado há diversas empresas que oferecem este serviço registro de dominio para site, no entanto, atualmente é a www.superdominios.org que está com o preço mais acessível. O pacote do domínio para blog possui hospedagem para WordPress, espaço em disco limitado, tráfego mensal limitado, instalador automático, suporte, painel incluso e 99,5% de uptime, por 14,95/mês.

Como escolher uma boa hospedagem

Na hora de escolher a empresa de hospedagem você precisa entender, principalmente, que a qualidade dessa prestação de serviço é a que dará vida para o seu blog. Isso, porque não adianta ter um layout bacana, ter conteúdos exclusivos, grandes parcerias e patrocinadores, se quando o leitor final tentar acessar, o blog estar fora do ar ou demorar muito para carregar as páginas.

Para não ter problemas como esses, considere alguns itens que são imprescindíveis para a escolha da empresa e ajudarão no dia a dia:

1) Escolha uma empresa que possui um atendimento ao cliente em português, de preferência, um 0800, pois normalmente os processos são extensos e demoram a concluir;

2) Procure uma empresa que ofereça estrutura no Brasil (data center);

3) Atendimento 24 horas;

4) Preços acessíveis;

5) Suporte técnico a programação básica;

No Brasil se destacam no mercado as empresas Uol Host, HostGator e KingHost, principalmente porque além de oferecerem os serviços acima, também possuem o instalador automático do WordPress. Fique ligado, pois esse tema será abordado nos próximos artigos.

Produção de conteúdo

Nos dias atuais, gerar conteúdo passou a ser fundamental para criar um blog sucesso, mas não é qualquer conteúdo, ele deve ser relevante e importante, porque só assim o usuário que acessou voltará a frequentar, dando início a uma conexão entre o autor do texto com o leitor.

Produzir um conteúdo exclusivo, com informações relevantes e manter uma atualização constantemente, é fundamental para sobrevivência e credibilidade, e para isso você vai precisar:

– Ter sempre uma lista de pautas que quer abordar;

– Se manter atualizado sobre as últimas novidades que envolvem o tema do blog;

– Acreditar que o conteúdo é uma prestação de serviço ao seu cliente em potencial, ou seja, o leitor;
– Buscar escritores diferentes, pois a peculiaridade de cada texto deixará o blog diversificado e com tons de narração variados;

Como construir uma audiência

Conquistar o crescimento de acessos e engajamento no blog, não é de um dia para o outro, mas com algumas táticas você pode notar os resultados da audiência chegar. Confira algumas dicas para colocar em prática:

– Assim que publicar um novo post no blog, viralize-o. Para isso utilize as redes sociais, você pode compartilhar o link nos canais oficiais do blog e, também, no seu perfil pessoal;

– Sabia que o Google possui aproximadamente 3 bilhões de buscas feitas diariamente? Aplicar técnicas de SEO pode te colocar nessas buscas. Uma boa estrutura de SEO possui diversos benefícios: separa o seu blog dos spammers, pode colocá-lo em pontos altos de buscadores e garantir que sua audiência seja fiel, pois sempre volta para ler as novidades;

– Há também cursos que ajudam a conquistar o resultado mais rápido e com qualidade, como o Curso de SEO – Checklist SEO. É um curso preparado para agências digitais e pessoas que querem aprender a aplicar a técnica, com uma metodologia exclusiva, criada por profissionais experientes do mercado de SEO;

– Outra forma de alavancar a audiência, é citar informações de sites e blogs externos, mas não se esqueça de informar a fonte. Além de ser ético, conseguirá conquistar novos leitores e parceiros;

-Humanizar o blog é também uma ótima forma para atrair novos acessos. Interaja, se possível, com todos os usuários que comentam nos artigos e posts das redes sociais;

Ganhe dinheiro com o seu blog

Existem diversas maneiras de ganhar dinheiro na internet com um blog, por isso selecionamos as mais eficientes como: Hotmart; AdSense; spider.ad; Venda direta de anúncios; Leads.

Em todas as indicações, é fundamental que o seu blog possua bastantes acessos e, para isso, você precisa ter um conteúdo interessante e criativo. Foque em um determinado assunto e crie um conteúdo que realmente interesse e que atraia as pessoas. Depois é só escolher a melhor forma para começar a ganhar dinheiro.

Há alguns Programas de Afiliados como o Hotmart, Adsence e spider.ad em que você se inscreve e a empresa passa um código para inserir no blog para que os anúncios dessa empresa sejam exibidos no mesmo. A sua remuneração vem dos cliques que são dados nesses anúncios ou das vendas que tem origem das pessoas que clicaram nesses anúncios, dependendo do tipo de Programa.

Outras formas para ganhar dinheiro com o blog é pela Venda Direta de Anúncios e Leads. A primeira acontece quando o seu blog já possui um volume considerável de visitas e se tornar uma referência no segmento. O processo é realizado com a venda de espaços (banners) que uma determinada empresa paga para anunciar e usar a sua base de acessos para divulgação de um novo produto, serviço, entre outras coisas. A segunda opção é quando uma empresa lhe paga pelo serviço de gerar Leads, ou seja, ela paga diretamente pelos clientes que recebe, por meio do seu blog.

.

© 2016 - Todos os Direitos Reservados