6 diferenças entre IPTV e Tv Online

A TV sobre protocolo IP ou IPTV é uma tecnologia que permite que o serviço de televisão seja emitido através dos dados da sua rede de banda larga usando o protocolo Internet.

Por outro lado, a televisão pela Internet ou a televisão em linha ( Internet TV ) é um serviço de transmissão televisiva distribuído pela Internet. Muitas vezes, a IPTV é confundida com a transmissão da Internet Television.

Embora ambos dependam de tecnologias de base semelhantes, suas propostas em relação à entrega de vídeo com base em IP são as seguintes:

1- Âmbito Geográfico

A IPTV baseia-se em redes que são frequentemente adquiridas e controladas por operadores de telecomunicações e, como tal, apenas alcançam a base de assinantes que têm acesso ao operador de rede.

A Internet TV está disponível onde quer que haja acesso de banda larga.

2- Plataformas Diferentes

Como o próprio nome sugere, a televisão pela Internet incentiva a Internet pública a fornecer conteúdo de vídeo a seus usuários finais.

A IPTV usa redes seguras e dedicadas para transmitir conteúdo de vídeo aos consumidores. Essas redes privadas são gerenciadas, dimensionadas e operadas pelo provedor de serviços.

3- Qualidade de Serviço

Os serviços que funcionam através da Internet, como a Tv ONline, são serviços baseados no melhor esforço, o que implica que não é possível fornecer garantias de qualidade do que está sendo entregue, ou seja, o serviço de televisão.

Isso acontece porque os pacotes que se movem pela Internet podem se perder ou ser corrompidos, impossibilitando o desarmamento e a interpretação.

Um serviço de IPTV, por outro lado, é fornecido através de uma infraestrutura de conexão de rede, que geralmente é de propriedade do provedor de serviços.

Possuir a infra-estrutura de conexão de rede permite que as operadoras de telecomunicações manipulem seus sistemas para suportar a entrega total de vídeo de alta qualidade.

4- Acesso ao Serviço

Geralmente, um decodificador digital é usado para acessar e decodificar a transmissão de conteúdo de vídeo pelo sistema de IPTV, enquanto um PC é quase sempre usado para acessar os serviços de TV via Internet.

Como a Internet é mais aberta que uma rede privada, o computador doméstico dedicado também pode exigir uma certificação de gerenciamento de direitos digitais para garantir a conformidade com as leis de direitos autorais.

No caso dos serviços de IPTV, as leis de direitos autorais são tratadas durante as negociações do contrato entre o operador e a empresa de mídia que fornece o material (filmes, programas de televisão, etc.).

5- Tarifas para usuários

Uma porcentagem significativa do conteúdo de vídeo transmitido na Internet pública está disponível gratuitamente para os consumidores.

Os serviços de IPTV são fornecidos em troca de uma taxa que pode ser uma assinatura mensal que também pode incluir outros pacotes de ofertas.

6- Conteúdo de Mídia

No passado, uma boa parte do conteúdo de vídeo na televisão pela Internet era gerada pelos usuários. Atualmente, o conteúdo gerado pelos usuários é agrupado sob o termo da Web TV, enquanto a televisão pela Internet é semelhante ao serviço de transmissão clássica, mas através da Internet.

Por outro lado, a IPTV sempre distribuiu programas tradicionais de TV e filmes fornecidos principalmente pela mídia de massa já estabelecida.

Para mais informações sobre a tecnologia IPTV, acesse o site http://sempreiptv.com/