Entenda como funciona a liberação de crédito imobiliário

O processo de permissão de financiamento imobiliário depende de algumas etapas de legitimidade

O financiamento imobiliário consiste hoje numa das principais e mais populares modalidades de crédito para comprar casa no Jardim Social e a compreensão das fases de liberação é imprescindível para realização desse sonho de consumo de grande parte da população brasileira.

Essa prioridade nas finanças ainda não é possível para muitos, mas o financiamento imobiliário viabiliza essa oportunidade para os clientes que não tem condições de adquirir com pagamento à vista.

Assim, por meio do parcelamento da compra, o comprador tem mais facilidade de realizar o pagamento de forma mais equilibrada e distribuída, mesmo que isso represente um comprometimento considerável de sua renda.

Existem duas modalidades de financiamento imobiliário oferecido pelas instituições financeiras brasileiras: o Sistema Financeiro da Habitação (SFH) no qual estão incluídos os imóveis de até R$ 750 mil reais e o Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI) que libera créditos para imóveis acima de R$ 750 mil reais.

A instituição mais popular para liberação desses créditos é a Caixa Econômica Federal, mesmo que outras também ofertem financiamento de imóveis com prazos e taxas de juros competitivas.

Assim é dever do cliente e dos profissionais envolvidos conhecerem e pesquisarem sobre as opções disponíveis no mercado na hora de financiar uma unidade além da importância de compreender e considerar todas as ofertas bancárias bem como estar sempre atualizado sobre os processos e possibilidades de negociação.

O conhecimento desse processo é importante para garantir uma negociação segura, confiável e legítima que seja favorável ao cliente.

Linhas de crédito

Tudo começa por uma boa pesquisa das instituições bancárias disponíveis a fim de levantar os programas disponibilizados no mercado e sanar todas as dúvidas do possível comprador que estejam relacionadas ao processo de financiamento e definir qual melhor se enquadra as suas condições e necessidades.

Assim que você decidir financiar um imóvel, deve partir para a simulação, a partir da qual você poderá ter uma noção do caráter do investimento que será necessário fazer.

Nesta etapa é possível verificar o valor do crédito possível de se levantar junto ao banco, levando em conta a sua renda e capacidade de pagamento.

Esta etapa é importante pois as taxas de juros variam de acordo com o agente financeiro. Vale lembrar que estas condições são determinantes para estabelecer a relação dos juros e valor da parcela mensal a ser paga bem como o valor do montante final que será pago no final do financiamento.

Esta proposta assim precisará ser encaminhada ao banco com os dados e informações pessoais do solicitante e detalhes do financiamento bem como a escolha do imóvel que a ser adquirido.

Esta proposta também pode ser caracterizada como uma carta de crédito caso o cliente ainda não tenha definido o imóvel que será comprado e que só será liberada a partir de uma análise minuciosa do crédito.

Documentos

A apresentação dos documentos compõe a fase da análise de crédito realizada pela instituição financeira a partir das informações apresentadas.

Assim, a instituição financeira analisará a renda declarada, o prazo, a idade e perfil do imóvel, caso já tenha sido escolhido, para definir se eles se enquadram dentro das regras e normas estabelecidas.

A liberação do crédito assim depende também da análise do apartamento escolhido que precisa estar de acordo com a suficiência da garantia. Esta análise jurídica é pertinente a toda a documentação encaminhada a fim de garantir que todos os requisitos de uma transação segura, correta e legal.

São necessários os dados de todas as partes envolvidas comprador, do vendedor e do imóvel. A lista de toda documentação necessária para finalização do processo é solicitada pelo banco e engloba comprovantes pessoais, comprovantes de residência, IPTU da unidade, entre outros.

Assinatura do contrato

Caso todas as condições e termos da análise jurídica estejam de acordo com as normas definida pela instituição, o Contrato de Financiamento poderá ser descrito para futura assinatura das partes com a descrição das cláusulas que especificam o valor das prestações.

Sobre este processo, incidem algumas tarifas obrigatórias como Imposto de Transmissão de Bens e Imóveis (ITBI), taxas bancárias de liberação, taxas de registro do contrato no Cartório de Registro de Imóveis, o mesmo que o imóvel adquirido esteja registrado.

Vale destacar que os compradores do primeiro imóvel, financiado pelo Sistema Financeiro da Habitação (SFH) tem isenção e desconto de algumas taxas imobiliárias, dando um fôlego nestas dívidas que devem ser pagas à vista.

A conclusão do processo é feito mediante apresentação do contrato registrado no cartório à instituição financeira a fim de liberar o valor financiado em média de 5 a 10 dias úteis.

Vale mencionar que o financiamento nada mais é que um empréstimo sobre o qual incidem juros e parcelas obrigatórias que, por sua vez, são compostas por amortização e juros.

Gostou do nosso artigo e quer saber mais sobre a aquisição de imóveis? Então acesse as nossas redes sociais e acompanhe nossas postagens.